sexta-feira, 29 de abril de 2011

PROJETO : Música na Interdisciplinaridade

 Olá pessoal.
Segue  a postagem de um projeto elaborado para crianças dos anos iniciais. Divirtam-se...

PROJETO MÚSICA NA INTERDISCIPLINARIDADE

Protagonistas: Sara e Magda
Público alvo: Anos iniciais
Período: 30 dias

Justificativa: A música tem sido através de séculos uma forma de comunicação entre os indivíduos e se encontra incluída na vida de todo ser humano desde sua concepção. Os diversos tipos de sons são percebidos pela criança ainda antes de nascer. Este projeto tem por finalidade refletir de que forma os afetos, os sentimentos e as sensações dos alunos interagem com a aprendizagem nas práticas da cultura musical. Enquanto o ser está vivo, falando e se movimentando, está se expressando musicalidade e expressando suas emoções através de sons e ritmos. A música desperta no educando valores que são descritos e descobertos por meio da Arte, aguçando a sensibilidade, criatividade, análise e compreensão da realidade que vivenciam.
Objetivos Gerais:
-Desenvolver no aluno a sensibilidade artística e musical. Isso é alcançado por meio de estudos da teoria musical, complementada pela vivência cotidiana.
-Despertar o interesse, o respeito, o encantamento pelas variações musicais de maneira lúdica, estimulando os alunos no desenvolvimento das disciplinas.
-Proporcionar ás crianças a socialização através da música
Objetivos Específicos:
-Reconhecer a importância da música na nossa vida.
-Saber diferenciar diversos ritmos musicais.
-Desenvolver a criatividade e habilidade de interpretar letras de músicas.
- Criar o hábito de fazer uma audição consciente.
-Desenvolver a sensibilidade auditiva, o senso rítmico e a coordenação motora
Desenvolvimento:
1ª etapa: Assistir ao vídeo, DVD Palavra Cantada O RATO; conhecer e sentir a diversidade de figuras, cores, expressões e pontos positivos/ negativos explorados na música.

Palavra Cantada - Rato

Todo rato tem rabo longo. Todo rato tem faro esperto
Todo rato curte o escuro, lambe restos. Todo rato deixa rastros
Todo rato trai e mente. Todo rato assusta a gente
Todo rato anda em bandos. São os ratos, são os ratos
São os ratos bem malandros. Mas sempre tem um
Que é diferente. Tem sempre um
Que até surpreende a gente. Esse rato que aqui se mostra
É um rato que a gente gosta.   É um rato que em vez de catar
Lasquinhas de queijo e comer na rua. Prefere mil vezes um beijo
Um beijo brilhante da lua.
Lua minguante. Lua crescente
Declaro ser o seu mais lindo amante
Com você eu quero me casar. Fazer da noite escura o nosso altar.
Rato, meu querido rato. Eu não sou assim de fino trato
Pra selar este contrato. Minha luz é passageira
Fico sempre por um triz. Mesmo quando estou inteira
Vem a nuvem me cobrir. Ela sim, nuvem faceira
É que lhe fará feliz.
Nuvem redonda. Que cobre o luar
Declaro ser o seu mais lindo amante
Com você eu quero me casar. Fazer do céu imenso o nosso altar.
Rato, meu querido rato. Eu não sou assim de fino trato
Pra selar este contrato. Minha sombra é tão nublada
Fico sempre por um triz. Mesmo quando estou parada
Vem a brisa me diluir. Ela sim, brisa danada
É que lhe fará feliz.
Brisa macia que destrói a nuvem. Que cobre o luar
Declaro ser o seu mais lindo amante
Com você eu quero me casar. Fazer do vento o nosso altar.
Rato, meu querido rato. Eu não sou assim de fino trato
Pra selar este contrato. Mesmo quando sopro forte
Vem a parede me barrar. Só a parede de uma casa
Não deixa a brisa passar. Ela sim, dura parede
É que aprende a te amar.
Parede parada que barra a brisa. Que destrói a nuvem que cobre o luar
Declaro ser o seu mais lindo amante
Com você eu quero me casar. Fazer da terra o nosso altar.
Rato, meu querido rato. Eu não sou assim de fino trato
Pra selar este contrato. Meus tijolos são de barro
Mas não é difícil me esburacar.Mesmo sendo bem segura
Vem a ratinha me cavocar. Só a ratinha bem dentuça
Saberá como te amar.
Ratinha dentuça que cavoca a parede
Que barra a brisa que destrói a nuvem. Que cobre o luar
Declaro ser o seu mais lindo amante. Com você eu quero me casar
Fazer da natureza o nosso altar.
Rato, meu querido rato. Eu que sou assim de fino trato
Pra selar este contrato. O meu faro é tão certeiro
Com você vou ser feliz. Mesmo não sendo perfeita
Eu sou a ratinha  eleita. Fico toda aqui sem jeito
Esperando um grande queijo. Ops! Esperando um grande beijo.
Toda rata tem rabo longo. Toda rata tem faro esperto
Toda rata curte o escuro, lambe restos. Toda rata deixa rastros
Toda rata trai e mente. Toda rata assusta a gente
Toda rata anda em bandos. São as ratas, são as ratas
São as ratas bem malandras.

 etapa: Roda de conversa  /  Roda de leitura  /  Roda de interpretação
Abordar ficha técnica do animal, com amostragem de imagens que vai de sua reprodução a adaptação com as mudanças ou transformações que o homem faz em seu Habitat natural.
.>Porquês da transmissão de doenças e como prevenir enchentes.
>Uso destes pequenos em experiências de laboratório.
>Para que servem afinal os ratos? (finalidade)

 etapa: Estruturação textual dentro das disciplinas.
Língua Portuguesa: Trabalhar versos, estrofes, ritmo, melodia, gramática, ortografia, reestruturação de textos em tiras, textos informáticos, etc... Leitura e interpretação do texto.  Exploração do vocabulário.
Matemática: Situações problemas de acordo com a ficha técnica do animal.
Ciências: Abordar através de textos e imagens (dentro da realidade do aluno) anatomia do animal, proliferação e higiene, enchentes e prevenção da Leptospirose.
Geografia: Mapas localizando os pontos de maior incidência de doenças transmitidas pelos ratos.
História: Leitura e reescrita coletiva de textos sobre o surgimento e crescimento dos ratos, linha de tempo sobre estes animais.
Arte: Leitura de histórias do ¨ O Flautista  Mágico de Hamelin¨, dobraduras e pinturas.
Educação Física: Brincadeiras O gato e o rato e outras.

4ª etapa: História em quadrinhos no Laboratório de Informática. Pesquisar imagens, copiar, salvar, colar, digitalizar e formatar.

 etapa: Culminância: Expressão corporal de acordo com a letra da música.

Avaliação: A avaliação será feita de forma contínua e sistematizada, observando o desenvolvimento individual e coletivo do aluno, analisando as atitudes como: respeito, compromisso co o aprendizado e acompanhamento dos trabalhos realizados.
Verificar se o aluno:
Participou das atividades e pesquisas
Discutiu sobre a interpretação da música
 Produziu textos com coesão
Aplicou o vocabulário corretamente
Assimilou aprendizado
Participou coletivamente
Obs. Projeto flexível, de acordo com a necessidade ciclo/ano.


Um comentário:

  1. Minhas Lindas
    Muito Boa tarde!
    Como é bom ver e ler o desempenho de vcs...
    Fico muito feliz, adorei o Projeto.
    Sentirei saudades de vcs. Espero que tenham gostado de participar tanto quanto eu gostei de tê-los no curso um enorme abraço...
    Cibele

    ResponderExcluir